O Kidsmart contribui para apropriação da escrita do nome.
Nome: Valéria Imaculada Ruiz Aniceto
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Título: Trabalhando com o nome próprio.
Área de Formação Humana: Linguagem oral, leitura e escrita.
Faixa Etária: 5 anos
Tempo: 1 vez na semana 40 minutos
Espaços: Serão organizados em cantos diferenciados.
Materiais necessários: Computador
Recurso: Wordpad
Justificativa: As atividades com os nomes próprios possibilitam atividades significativas de alfabetização visando formar leitores e escritores e não meros decifradores do sistema. A escrita do nome próprio ajuda a criança a compreender como a escrita funciona porque tem um modelo para pensar: aos poucos ela passa observar algumas regularidades, por exemplo, ao copiar o seu nome, nota que as letras sempre se repetem e aparecem na mesma ordem, ela também vai percebendo que as letras ou sílabas de seu nome aparecem também em outros nomes.
Objetivo de Aprendizagem: Utilizar a escrita do nome próprio e dos amigos em situações de uso significativo, aproveitando o uso do computador.
Desenvolvimento: O professor propõe a brincadeira: “ Que nome falta? ” em duplas. Com auxílio do professor uma criança escreve no computador tendo os crachás de nomes como modelo, o nome de três crianças. Pede para o seu par ler os nomes e fechar os olhos, enquanto apaga um dos nomes, grifando-o e deletando. Pergunta então: “Qual foi o nome que deletei.”. A criança confirma a resposta usando o recurso: “voltar ação” ( worpad).
Avaliação: Durante o desenvolvimento das atividades por meio de pautas de observação, quais as crianças atingiram os objetivos propostos.
Referências Bibliográficas: Trabalho com produção de listas
Instituto Avisa-lá.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Título: Trabalhando com o nome próprio.
Área de Formação Humana: Linguagem oral, leitura e escrita.
Faixa Etária: 5 anos
Tempo: 1 vez na semana 40 minutos
Espaços: Serão organizados em cantos diferenciados.
Materiais necessários: Computador
Recurso: Wordpad
Justificativa: As atividades com os nomes próprios possibilitam atividades significativas de alfabetização visando formar leitores e escritores e não meros decifradores do sistema. A escrita do nome próprio ajuda a criança a compreender como a escrita funciona porque tem um modelo para pensar: aos poucos ela passa observar algumas regularidades, por exemplo, ao copiar o seu nome, nota que as letras sempre se repetem e aparecem na mesma ordem, ela também vai percebendo que as letras ou sílabas de seu nome aparecem também em outros nomes.
Objetivo de Aprendizagem: Utilizar a escrita do nome próprio e dos amigos em situações de uso significativo, aproveitando o uso do computador.
Desenvolvimento: O professor propõe a brincadeira: “ Que nome falta? ” em duplas. Com auxílio do professor uma criança escreve no computador tendo os crachás de nomes como modelo, o nome de três crianças. Pede para o seu par ler os nomes e fechar os olhos, enquanto apaga um dos nomes, grifando-o e deletando. Pergunta então: “Qual foi o nome que deletei.”. A criança confirma a resposta usando o recurso: “voltar ação” ( worpad).
Avaliação: Durante o desenvolvimento das atividades por meio de pautas de observação, quais as crianças atingiram os objetivos propostos.
Referências Bibliográficas: Trabalho com produção de listas
Instituto Avisa-lá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário