segunda-feira, 18 de junho de 2012


SEQUENCIA DIDATICA

Titulo:  formas geométricas
Área de formação: conhecimento matemático
Faixa etária: 4 a 5 anos
Tempo : uma vez por semana até a conclusão do projeto.
Espaço: sala de aula
Material: folhas sulfite, computador, riscantes, blocos lógicos, EVA, canetinhas.

Justificativa

Nossas crianças vivem e interagem num mundo permeado de informações que chegam até elas em diversas situações. Como essa relação com o conhecimento acontece de diferentes formas não podemos ignorar o fato de que a tecnologia esta rapidamente sendo inserida no contexto cotidiano das crianças que cada vez mais cedo se interessam por este meio de comunicação tão interativo.
Utilizar a informática para o desenvolvimento do trabalho com formas geométricas acrescenta ao trabalho em sala e o torna ainda mais atrativo. Partindo deste principio, precisamos propiciar à criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que  compõem o universo das
formas   geométricas, possibilitando a criança identificá-las e percebe-las.
Esta seqüência tem por objetivo de fazer com que a criança conheça algumas formas geométricas que estão presente em todos os ambientes em que vive. Nesta fase, é importante propiciar à criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõe o universo das formas, possibilitando a criança identifica-las. Participarão deste projeto crianças de 4 a 5 anos do pré , participativas e curiosas em continuo processo de construção de conhecimento matemático.
Através do computador alunos entram em contato com a informática de uma forma lúdica e prazerosa onde a apreensão de conhecimentos relativos a esse saber como denominação das partes que compõem o computador., sua lógica de funcionamento, linguagem e terminologias referentes ao mesmo, controle de periféricos como mouse, teclado, etc., cuidados com a maquina e todo um primeiro reconhecimento desse instrumento cada vez mais presente em sua vida.



Objetivo de aprendizagem
·        A habilidade do uso do computador;
·        Ampliar vocabulário;
·        Identificar formas geométricas;


Desenvolvimento

Etapa 1
·        Roda de discussão explorando os blocos lógicos: quadrado, círculo, retângulo e triângulo, percebendo seus contornos, faces, espessura, cores, relacionando-os com objetos da sala; fazer questionamentos referentes as formas que utilizamos em nosso dia a dia( qual é a forma da porta? Da nossa mesa? Da cama? Etc,

Etapa 2
  • As crianças receberão um papel sulfite e a uma das  formas   geométricas do blocos que manusearam e utilizando canetinhas será proposto que contornem formando a figura na folha. Em seguida, na roda irão contar aos colegas qual forma escolheu.

Etapa 3
·        Utilizando o computador, no  Kidsmart a Casa da Milie,na atividade casa dos ratos,as crianças poderão reproduzir livremente modelos de casas, meios de transporte entre outros com formas geométricas disponíveis. Em seguida, brincarão com a atividade dirigida, devendo para isso clicar em um dos quadros q aparecem na tela, os ratinhos irão propor tarefas desafiando as crianças a reconhecerem as formas geométricas e a produzirem a imagem solicitada.
·        As crianças estarão organizadas em grupos nos cantos de atividades, um grupo ficará na casinha, outro no escritório, outro no jogo de encaixe, enquanto um grupo estará no computador realizando as atividades propostas pela professora.
Etapa 4

  •  Em outra situação a professora irá propor  um jogo onde as formas são coloridas e feitas em EVA com velcro. Estas sequências trabalhadas ficarão expostas na parede da sala para que as crianças possam manusear com freqüência. A regra do jogo será combinada em roda de conversa, o objetivo é fazer novas sequências sempre que tiverem interesse.

Etapa 5

  • Usando o programa Kidsmart na Casa da Milie, na atividade Bing e bóing as crianças poderão completar a sequência onde o bichinho pula de forma em forma e ajuda se necessário a criança a escolher a próxima imagem da sequência lógica. Em seguida o programa traz uma dificuldade, e as crianças serão desafiadas a montá-la. Durante o processo as crianças serão orientadas pela professora.





Avaliação

Observar se a criança consegue identificar as formas geométricas presentes em nosso cotidiano. Realizar uma pauta de observação com os critérios...

1-já fazia uso do computador em casa?
2-reconhece os principais comandos do computador?
3-consegue manusear o mouse com destreza?
4-conseguiu desenvolver a atividade proposta?

Referencias

CURITIBA. Secretaria Municipal da Educação. Diretrizes curriculares para a educação municipal de Curitiba. 2008. Educação Infantil.


Fotos






Nenhum comentário:

Postar um comentário