sexta-feira, 31 de agosto de 2012


 NOME: SALETE ALVES DOS SANTOS E ROSELI DE FREITAS
UNIDADE EDUCATIVA: CMEI CAMPONESA
NRE: SANTA FELICIDADE

PROJETO: “TIO FRANS E O MEIO AMBIENTE”.
AREA DE FORMAÇÃO HUMANA:       
RELAÇÕES SOCIAIS E NATURAIS
 LINGUAGENS ARTÍSTICAS

MODALIDADE ORGANIZATIVA DO TEMPO DIDÁTICO: PROJETO DIDÁTICO
PÚBLICO ALVO: MATERNAL III- IDADE - DE 3 A 4 ANOS
TEMPO ESTIMADO: UM SEMESTRE COM FREQUÊNCIA SEMANAL OU QUINZENAL.
JUSTIFICATIVA: COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL UTILIZANDO OS RECURSOS DA ARTE, DA TECNOLOGIA DE MANEIRA SUSTENTAVEL. EXPOR PARA AS CRIANCAS OS PROBLEMAS QUE O HOMEN ESTA CAUSANDO A NATUREZA COM AS QUEIMADAS, O DESMATAMENTO, A POLUICÀO DOS RIOS, E MOSTRAR PARA AS CRIANCAS QUE AINDA PODEMOS CUIDAR DO NOSSO PLANETA COM AÇÕES SIMPLES EM NOSSO DIA A DIA.
PROBLEMATIZACÀO:
A PARTIR DAVIDA E OBRA DE FRANS KRAJCBERG, AVALIAR JUNTO COM AS CRIANCAS AÇÕES INCORRETAS DOS SERES HUMANOS NO MEIO AMBIENTE COMO QUEIMADAS, DESMATAMENTOS E POLUIÇÃO.
DISCUTINDO A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DA NATUREZA PARA AS ATUAIS E FUTURAS GERAÇÕES E O QUE PODEMOS FAZER PARA AJUDAR O PLANETA.



OBJETIVOS:
CONHECER O ARTISTA FRANS KRAJCBERG, SUA VIDA E OBRA ATRIBUINDO RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE E PRESERVAÇÃO DA NATUREZA.
UTILIZAR O DESENHO, APINTURA EA MODELAGEM, AS CONSTRUCOES TRIDIMENSIONAIS, ENTRE OUTRAS MODALIDADES, NAS CRIACOES.
APRENDER SOBRE O MUNDO QUE O CERCA PELA OBSERVAÇÃO DE FENÔMENOS NATURAIS PELA EXPLORAÇÃO DE ELEMENTOS DA NATUREZA.
MATERIAL NECESSÁRIO: DVDS, CARTOLINA, SULFITE, JORNAL, FOTOS E OBRAS DO ARTISTA, CÂMERA FOTOGRÁFICA, TINTAS, ELEMENTOS DA NATUREZA.
ESPACO: ESPACO EXTERNO E INTERNO DO CMEI
DESENVOLVIMENTO:
1ª ETAPA:
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA “TIO FRANS” ONDE FALAREMOS SOBRE O ARTISTA, SUAS OBRAS E A RELAÇÃO DAS OBRAS COM A NATUREZA E MEIO AMBIENTE, DE FORMA LÚDICA. UTILIZAREMOS UMA ARARA AZUL DE PELÚCIA PARA FALAR DOS ANIMAIS QUE PERDERAM SUAS CASAS NAS FLORESTAS DEVASTADAS CITADAS NA HISTÓRIA E FAREMOS UM VINCULO COM OS ANIMAIS EM EXTINÇÃO.
EM UM SEGUNDO MOMENTO FAREMOS A APRESENTAÇÃO DO VÍDEO TIO FRANS DO DVD COCORICÓ CLIPES.
2ª ETAPA:
COM BASE NO VÍDEO ASSISTIDO ABORDAREMOS QUESTÕES  SOBRE COMO CUIDAR DO PLANETA EM QUE VIVEMOS, EM SEGUIDA FAREMOS A CONFECÇÃO E APRESENTAÇÃO DE UM TEATRO DE SOMBRAS SOBRE A HISTORIA DE FRANS.

3ª ETAPA:
MONTAGEM DE UM ACERVO DE OBRAS DO ARTISTA NO CANTINHO DA APRECIAÇÃO E VISUALIZAÇÃO DE ALGUMAS DE SUAS OBRAS NA TV.
MOSTRANDO COMO O ARTISTA UTILIZAVA SUA ARTE PARA CHAMAR A ATENCÃO AOS CUIDADOS COM O MEIO AMBIENTE.
4º ETAPA:
DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES PRÁTICAS SOBRE O TEMA MEIO AMBIENTE E PRESERVAÇÃO DA NATUREZA SEMPRE RETOMANDO COM AS CRIANÇAS AS ETAPAS ANTERIORES CONFORME O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:
ATIVIDADE 1: PAINEL DE COLAGEM COM ELEMENTOS DA NATUREZA COLETADOS PELAS CRIANÇAS.
ATIVIDADE 2: CONFECÇÃO DE TINTAS DE TERRA E BETERRABA.
ATIVIDADE 3: ESCULTURA COM JORNAL E TINTAS.
ATIVIDADE 4: ESCULTURAS COM ARGILA, E ELEMENTOS DA NATUREZA COMO GALHOS SEMENTES E FOLHAS.
5ª ETAPA: SELEÇÃO DE OBRAS FOTOGRÁFICAS DO ARTISTA PARA O CANTO DA APRECIAÇÃO.
TRABALHO COM FOTOS TIRADAS PELAS CRIANÇAS DOS ESPACOS DO CMEIS ONDE TEMOS PLANTAS E ÁRVORES, E MONTAGEM DE UM ÁLBUM PARA APRECIAÇÃO.
6ª ETAPA: COMO PRODUTO FINAL MONTAREMOS UMA EXPOSIÇÃO COM OS TRABALHOS REALIZADOS DURANTE O PROJETO PARA APRECIAÇÃO DAS FAMILIAS E COMUNIDADE.

AVALIAÇÃO:
MONTAREMOS UMA FICHA COM CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO COLETIVA E INDIVIDUAL ONDE OBSERVAREMOS:
COMO FOI A PARTICIPAÇÃO DA CRIANÇA E DA TURMA EM GERAL?
O QUE A CRIANÇA JÁ CONHECIA SOBRE O TEMA E QUAIS CONHECIMENTOS ADQUIRIU DURANTE O PROCESSO?
A CRIANÇA CONSEGUIU ENTENDER ALGUNS CONCEITOS COMO: PRESERVAÇÃO E DEGRADAÇÃO DA NATUREZA, EXTINÇÃO DOS ANIMAIS.
REAÇÃO DAS CRIANÇAS FRENTE ÀS OBRAS DO ARTISTA, CONSEGUE OBSERVAR E RECONHECER OS MATERIAIS UTILIZADOS?
COMO AS CRIANCAS VEEM SUAS PRODUCOÈS SE MOSTRARAM INTERESSADAS DURANTE ESTE PROCESSO?

REFERÊNCIAS:
DIRETRIZES CURRICULARES PARA A EDUCACAO MUNICIPAL DE CURITIBA  – EDUCAÇÃO INFANTIL
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL CAMPONESA

REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL – FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL.

fotos

Trabalhos com tinta confeccionada com terra pelas crianças

Esculturas em argila

Fantoches utilizados no teatro de sombras







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário