NOME: SALETE ALVES DOS SANTOS E ROSELI DE
FREITAS
UNIDADE EDUCATIVA:
CMEI CAMPONESA
NRE: SANTA
FELICIDADE
PROJETO:
“TIO FRANS E O MEIO AMBIENTE”.
AREA DE FORMAÇÃO
HUMANA:
RELAÇÕES SOCIAIS E NATURAIS
LINGUAGENS ARTÍSTICAS
MODALIDADE
ORGANIZATIVA DO TEMPO DIDÁTICO: PROJETO DIDÁTICO
PÚBLICO ALVO: MATERNAL III- IDADE
- DE 3 A 4
ANOS
TEMPO
ESTIMADO: UM SEMESTRE COM FREQUÊNCIA SEMANAL OU QUINZENAL.
JUSTIFICATIVA: COMPREENDER A
IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL UTILIZANDO OS RECURSOS DA ARTE, DA
TECNOLOGIA DE MANEIRA SUSTENTAVEL. EXPOR PARA AS CRIANCAS OS PROBLEMAS QUE O
HOMEN ESTA CAUSANDO A NATUREZA COM AS QUEIMADAS, O DESMATAMENTO, A POLUICÀO DOS
RIOS, E MOSTRAR PARA AS CRIANCAS QUE AINDA PODEMOS CUIDAR DO NOSSO PLANETA COM
AÇÕES SIMPLES EM NOSSO DIA A DIA.
PROBLEMATIZACÀO:
A PARTIR DAVIDA E OBRA DE FRANS KRAJCBERG, AVALIAR JUNTO COM AS CRIANCAS
AÇÕES INCORRETAS DOS SERES HUMANOS NO MEIO AMBIENTE COMO QUEIMADAS,
DESMATAMENTOS E POLUIÇÃO.
DISCUTINDO A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DA NATUREZA PARA AS ATUAIS E
FUTURAS GERAÇÕES E O QUE PODEMOS FAZER PARA AJUDAR O PLANETA.
OBJETIVOS:
CONHECER O ARTISTA FRANS KRAJCBERG, SUA VIDA E OBRA ATRIBUINDO RELAÇÃO
COM O MEIO AMBIENTE E PRESERVAÇÃO DA NATUREZA.
UTILIZAR O DESENHO, APINTURA EA MODELAGEM, AS CONSTRUCOES TRIDIMENSIONAIS,
ENTRE OUTRAS MODALIDADES, NAS CRIACOES.
APRENDER SOBRE O MUNDO QUE O CERCA PELA
OBSERVAÇÃO DE FENÔMENOS NATURAIS PELA EXPLORAÇÃO DE ELEMENTOS DA NATUREZA.
MATERIAL
NECESSÁRIO: DVDS, CARTOLINA, SULFITE, JORNAL, FOTOS E OBRAS DO ARTISTA,
CÂMERA FOTOGRÁFICA, TINTAS, ELEMENTOS DA NATUREZA.
ESPACO:
ESPACO
EXTERNO E INTERNO DO CMEI
DESENVOLVIMENTO:
1ª
ETAPA:
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA “TIO FRANS” ONDE
FALAREMOS SOBRE O ARTISTA, SUAS OBRAS E A RELAÇÃO DAS OBRAS COM A NATUREZA E
MEIO AMBIENTE, DE FORMA LÚDICA. UTILIZAREMOS UMA ARARA AZUL DE PELÚCIA PARA
FALAR DOS ANIMAIS QUE PERDERAM SUAS CASAS NAS FLORESTAS DEVASTADAS CITADAS NA
HISTÓRIA E FAREMOS UM VINCULO COM OS ANIMAIS EM EXTINÇÃO.
EM UM SEGUNDO MOMENTO FAREMOS A
APRESENTAÇÃO DO VÍDEO TIO FRANS DO DVD COCORICÓ CLIPES.
2ª
ETAPA:
COM BASE NO VÍDEO ASSISTIDO ABORDAREMOS
QUESTÕES SOBRE COMO CUIDAR DO PLANETA EM
QUE VIVEMOS, EM SEGUIDA FAREMOS A CONFECÇÃO E APRESENTAÇÃO DE UM TEATRO DE
SOMBRAS SOBRE A HISTORIA DE FRANS.
3ª
ETAPA:
MONTAGEM DE UM ACERVO DE OBRAS DO ARTISTA
NO CANTINHO DA APRECIAÇÃO E VISUALIZAÇÃO DE ALGUMAS DE SUAS OBRAS NA TV.
MOSTRANDO COMO O ARTISTA UTILIZAVA SUA ARTE
PARA CHAMAR A ATENCÃO AOS CUIDADOS COM O MEIO AMBIENTE.
4º
ETAPA:
DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES PRÁTICAS
SOBRE O TEMA MEIO AMBIENTE E PRESERVAÇÃO DA NATUREZA SEMPRE RETOMANDO COM AS
CRIANÇAS AS ETAPAS ANTERIORES CONFORME O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:
ATIVIDADE 1: PAINEL DE COLAGEM COM
ELEMENTOS DA NATUREZA COLETADOS PELAS CRIANÇAS.
ATIVIDADE 2: CONFECÇÃO DE TINTAS DE TERRA E
BETERRABA.
ATIVIDADE 3: ESCULTURA COM JORNAL E TINTAS.
ATIVIDADE 4: ESCULTURAS COM ARGILA, E
ELEMENTOS DA NATUREZA COMO GALHOS SEMENTES E FOLHAS.
5ª
ETAPA: SELEÇÃO DE OBRAS FOTOGRÁFICAS DO ARTISTA PARA O CANTO DA APRECIAÇÃO.
TRABALHO COM FOTOS TIRADAS PELAS CRIANÇAS
DOS ESPACOS DO CMEIS ONDE TEMOS PLANTAS E ÁRVORES, E MONTAGEM DE UM ÁLBUM PARA
APRECIAÇÃO.
6ª
ETAPA: COMO PRODUTO FINAL MONTAREMOS UMA EXPOSIÇÃO COM OS TRABALHOS REALIZADOS
DURANTE O PROJETO PARA APRECIAÇÃO DAS FAMILIAS E COMUNIDADE.
AVALIAÇÃO:
MONTAREMOS UMA FICHA COM CRITÉRIOS DE
AVALIAÇÃO COLETIVA E INDIVIDUAL ONDE OBSERVAREMOS:
COMO FOI A PARTICIPAÇÃO DA CRIANÇA E DA
TURMA EM GERAL?
A CRIANÇA CONSEGUIU ENTENDER ALGUNS
CONCEITOS COMO: PRESERVAÇÃO E DEGRADAÇÃO DA NATUREZA, EXTINÇÃO DOS ANIMAIS.
REAÇÃO DAS CRIANÇAS FRENTE ÀS OBRAS DO
ARTISTA, CONSEGUE OBSERVAR E RECONHECER OS MATERIAIS UTILIZADOS?
COMO AS CRIANCAS VEEM SUAS PRODUCOÈS SE
MOSTRARAM INTERESSADAS DURANTE ESTE PROCESSO?
REFERÊNCIAS:
DIRETRIZES
CURRICULARES PARA A EDUCACAO MUNICIPAL DE CURITIBA – EDUCAÇÃO INFANTIL
PROJETO
POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL CAMPONESA
REFERENCIAL
CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL – FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL.
fotos
Trabalhos com tinta confeccionada com terra pelas crianças |
Esculturas em argila |
Fantoches utilizados no teatro de sombras |
Nenhum comentário:
Postar um comentário